Bolsa - Patchwork


Passo a Passo - Bolsa em Patchwork

    Esse passo a passo ensinara a fazer uma bolsa em patchwork.
    Caso você esteja iniciando, não tente começar por fazer estilos mais difíceis como esse. Mas se possuir alguma experiência intermediaria ou avançada, já pode tentar fazer essa bolsa em patchwork.
    A bolsa em patchwork ela pode ser comercializada e gerar renda extra e até mesmo ser utilizado por você mesma. Porque ela tem um design bonito e muitas mulheres vão querer.
    O molde utilizado, pode ser alterado por qualquer um que desejar, não necessáriamente terá que usar o molde do exemplo.
    Para começar precisamos listar todos os materiais utilizados para fazer a bolsa.

patchwork-bolsa

Materiais Utilizados na bolsa em patchwork:


Retalhos de tecidos estampados
2 Botões de madeira grandes
4 Botões de madeira pequenos
1 botão de ímã
10cm de papel termocolante
Alfinetes
Agulha de costura
Ferro elétrico
Lápis
Linha de costura
Linha para bordar marrom
Máquina de costura
Tesoura
50cm de tecido de sarja listrada
40cm de tecido liso para o forro
50cm de manta acrílica

Bolsa de patchwork - molde:



patchwork-molde


Passo a Passo da bolsa de patchwork:



passo a passo- patchwork-1

1- Inicie cortando dois pedaços quadrados(41,5 cm) de lado do tecido de sarja listrada, utilizando a tesoura;
2- Ainda utilizando a tesoura, corte um quadrado de manta acrílica(50 cm) de lado. Coloque um pedaço de sarja sobre a manta;
3- Agora dobre o tecido em 4 partes para vinca.
 
passo a passo- patchwork-2

4- Seguindo as marcas do vinco, prenda as 2 camadas de tecido usando o alfinete;
5- Á maquina, passe uma costura nos vincos;
6- Retire o excesso da manta e finalizando a parte de trás utilizando a tersoura.

passo a passo- patchwork-3

7- Utilizando o lápis, passe o risco para o papel termocolante;
8- Recorte as figuras do molde com a tesoura;
9- Cole as figuras do molde nos retalhos de tecido com a tesoura.

passo a passo- patchwork-4

10- Recorte sobre a linha do risco usando a tesoura e faça esse procedimento para todos os desenhos;
11- Retire do papel termocolante a pelícola.

passo a passo- patchwork-4.5

12- Disponha-os na parte superior do tecido de sarja listrada cortado no passo 1. Cole usando o ferro usando o ferro;
13-Usando a linha marrom para bordar fazendo o ponto caseado;
14- Recorte os tecidos estampados formando quadrados de 11,5 cm de lado usando a tesoura. Monte duas tiras com quatro quadrados e ajunte com o alfinete.

passo a passo- patchwork-5

15-Junte todos os quadrados com uma costura;
16- Na sarja listrada corte duas tiras de 3x9cm;
17- Dobre ao meio pela largura, usando o avesso e passe uma costura à máquina e desvire;

passo a passo- patchwork-6

18-Junte as pontas e com os alfinetes, prenda-os na parte superior do conjunto de quadrados;
19- Recorte um retângulo de 21,5x41,5cm do tecido do forro usando  a tesoura e coloque sobre os quadrados estampados;
20- Prenda os dois tecidos com o alfinete e passe a costura com máquina.

passo a passo- patchwork-7

21-Desvire para a direita e passe a costura de pesponto;
22- Pegue o passo 13 e coloque sobre um pedaço de manta acrílica e faça um alinhavo e com agulha e linha, pregue os botões de madeira pequeno no centro das flores;
23- Pegue os bolsos de retalhos e coloque sobre a parte da frente da bolsa de patchwork.

passo a passo- patchwork-8

24- Junte o direito com o direito das duas partes da bolsa de patchwork. Prenda as laterais e o fundo com um alfinete e passe a costura à máquina;
25- Faça as dorbas do fundo com 8cm de comprimento. Passe uma costura no local.

passo a passo- patchwork-9

26- Retire o excesso da dobra usando a tesoura;
27- Fixe os botões grandes para encaixar as alças do bolsos, usando linha de costura e agulha;
28- passe a costura à máquina nos lados da tira e retire o excesso com a tesoura.

passo a passo- patchwork-10

29- Repita o passo 25 para compor o fundo;
30- Corte 4 tiras de 50x5,5cm de tecido de sarja listrada para fazer as alças. Recorte 4 tiras de 55x7cm de manta acrílica usando a tesoura. Coloque sobre as mantas acrílicas, as tiras de sarja e prenda usando o alfinete;
31- Passe uma costura de máquina nas laterais da tira e retire o excesso com a tesoura.

passo a passo- patchwork-11

32- Vire para a direita e passe duas costuras;
33- Meça o centro da bolsa usando o lápis e a régua. Faça uma marca de 7cm de cada lado e encaixe as alças;
34- Desvire para a direita, usando a abertura deixada no forro.

passo a passo- patchwork-12

35- Encaixe a bolsa dentro do avesso do forro;
36- na costura superior, passe um costura de máquina;
37- Desvire para a direita usando a abertura deixada pelo forro.

passo a passo- patchwork-13

38- Na borda superior, passe uma costura à máquina para fazer o acabamento. Coloque na parte interna da bolsa de patchwork o botão de imã;
39- Para fechar a abertura do forno, use uma costura à maquina.

Esse passo a passo de bolsa de patchwork foi retirado do site revistaartesanato.

Patchwork & Quilt são técnicas que devem ser feitas com cuidado e levam tempo para se aperfeiçoar.