top of page

Ei, RH! Você já ouviu falar destas empresas?

Compartilhei esta semana um post, com um artigo de Cezar Taurion sobre o impacto da tecnologia nos diferentes segmentos do mercado, segundo o autor “...a disrupção provocada pela transformação digital afetará a todas as empresas, de forma mais intensa e bem mais rápido que a maioria dos executivos pensa...Muitos executivos consideram que como seus setores são “laggards” ou “late adopters” de tecnologias, estão relativamente a salvo...”

Este sentimento de se manter “a salvo” dos perigos da tecnologia pode estar fazendo com que o seu negócio esteja perdendo grandes oportunidades de melhorar sua produtividade e resultados. Eu particularmente, acredito que é possível agregar valor, inovar e implementar novas tecnologias dentro das empresas sem que necessariamente o modelo de negócio tenha que mudar de maneira radical.

São inúmeras as empresas (startups) que estão desenvolvendo novos produtos, soluções, sistemas e ferramentas para resolver problemas antigos e melhorar os processos internos nas mais diferentes áreas de negócio das empresas.

A exemplo disto, nos últimos meses fiz um mapeamento de startups que criaram novos produtos e soluções para a área e processos de RH. Acessei sites, aplicativos, conversei com alguns fundadores e também com empresas clientes e não clientes destes produtos e dois fatos me chamaram a atenção:

1º. São poucos os profissionais de RH que conhecem ou trabalham com soluções criadas por startups como alternativa para seus processos, sistemas e ferramentas atuais, mesmo que o uso destas soluções possam entregar um serviço de melhor qualidade e menor custo para clientes internos de sua organização;

2º. Existe um pequeno grupo de profissionais de RH que já trabalha com startups (early adopters), mas que ainda encontra uma grande dificuldade em convencer outras áreas da sua empresa (jurídico, compras, TI...) a criar parcerias com estas empresas “menores”. Aparentemente as empresas já consolidadas no mercado não se sentem muito seguras em trabalhar com startups por inúmeros motivos (alguns deles mais emocionais do que racionais) como: considerar “muito jovens” os profissionais da empresa que está oferecendo o serviço, ou achar que startups são laboratórios e, portanto, não têm condições de dar continuidade ao seu negócio, mesmo sem conhecer o quão bem estruturadas ou quem são os investidores que estão por trás destes negócios.

Desta forma, e por me considerar uma early adopter, resolvi compartilhar uma experiência pessoal de como é possível inovar em processos conhecidos e consolidados, e trabalhar em parceria com startups mesmo dentro de uma grande empresa trazendo inovação e agregando valor para o negócio. Em 2013, conheci uma empresa chamada 99Jobs, uma startup que tinha como ambição criar uma ferramenta de busca de candidatos fazendo um matching de características e valores individuais com a Cultura e valores das empresas. Este case, foi descrito no livro “De Dentro para Fora – Como uma geração de ativistas está injetando propósito nos negócios e reinventando o Capitalismo” de Alexandre Teixeira, 2015.

Resumindo a história... decidimos apostar em um novo fornecedor, no caso uma startup, para fazer nada menos do que o programa de Trainees da Votorantim Cimentos, utilizando uma forma de recrutamento nunca antes utilizada, e como resultados deste experimento tivemos: um processo seletivo totalmente inovador que melhorou a imagem da marca empregadora (saímos de 47º lugar na pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens de 2012 para 17º. lugar na mesma pesquisa no ano seguinte), reduzimos o tempo de seleção até a contratação de 4 para 2 meses e 15 dias, obtivemos uma economia na ordem de 50% frente ao orçamento do ano anterior, e uma conseguimos uma assertividade de “mais de 100%” no perfil dos candidatos finalistas, pois encontramos um número muito maior de candidatos excelentes no final do processo do que o número de vagas disponíveis para contratação.

O que foi preciso para fazer isto? Somente um pouco de coragem, pois o medo de mudança e de que algo dê errado sempre irá existir, mas ele não pode ser um impeditivo na busca por alternativas que tragam melhores resultados em qualquer que seja o processo, área ou negócio.

Um dos Co-fundadores da 99Jobs, Du Migliano, costuma dizer que “Tão importante quanto o papel do fundador de uma starup em levar adiante seu sonho de criar um novo negócio, é, o papel do Client Founder, aquela empresa já consolidada que aposta no novo e que torna visível os benefícios de fazer as coisas diferentes do jeito de como elas sempre foram feitas. Uma startup só consegue crescer quando uma empresa renomada contrata seus serviços e criar um case para que outras empresas se sintam mais seguras e queiram também contratar seus serviços, gerando assim um círculo virtuoso de crescimento.”

Para aqueles curiosos sobre a pergunta inicial: Você já ouviu falar destas empresas? Apresento algumas Startups (todas com menos de 5 anos de existência), que estão propondo soluções muito interessantes para indivíduos e/ou organizações em diferentes temas que se relacionam a sub-processos de Recursos Humanos. Vale a pena conhecer! e quem sabe experimentar...

99Jobs – Plataforma de relacionamento com o trabalho criada para ajudar na tomada de decisões profissionais, apresentando pessoas e organizações com valores em comum.Oferece Employer Branding, Recrutamento e Seleção para Programas de Trainees e Estagiários, Ferramenta para Gestão do Processo Seletivo.

XERPA – Oferece reduzir radicalmente a carga de trabalho administrativa do RH e descomplicar a relação dos funcionários com o RH através de uma solução para gestão de folha de pagamento, admissão, holerite, etc...

Love Mondays – Oferece informação Salarial e sobre o Clima Organizacional de diversas organizações através de resultados de pesquisas e avaliações realizadas pelos próprios funcionários das empresas

WallJobs – O primeiro agente digital de integração no Brasil. Oferece gestão dos contratos de convênio escola-empresa para estagiários de forma automatizada, armazenamento digital de documentos e contratos.

Qulture Rocks – É uma plataforma de avaliações de desempenho, feedbacks instantâneos e metas. Tudo em um só lugar. Oferece avaliação 360º, Avaliação de Competências, Avaliações de Desempenho e Metas para Empresas em Crescimento

Knowe - Plataforma para Orientação de Carreira (Career Advisory). Oferece Mentoring e Coaching de Carreira e Career Advisory, Business Coaching, Orientação para MBA, Coach para Startups

Lifelike - Desenvolve de talentos e habilidades através de novas realidades. Oferece criar realidades imersivas 100% online e mensuráveis, simuladores, guided learning, chatbot.

Ciclic – Primeira Fintech no mercado de previdência, acompanhe a evolução do seu objetivo de qualquer lugar. Oferece a realização do seu sonho o primeiro passo é guardar pouco a pouco por mês e conquistar um futuro cheio de possibilidades através de orientação financeira e um aplicativo para monitorar o desempenho do seu investimento.

Apponte – O futuro na busca inteligente por emprego. Oferece busca de vagas de emprego por geolocalização. Trabalhe perto de casa.

Report this


bottom of page